sábado, 19 de abril de 2008

A coisa mais bela do mundo


Um artista, que já era autor de muitas telas de grande beleza, pensou um dia em que ainda não havia pintado a "Sua Tela", tela que seria a expressão de sua arte. E como seguisse por uma estrada poeirenta a procurar alguma idéia, encontrou-se com um velho padre que lhe perguntou o que pretendia fazer:

_ Não sei ainda - respondeu o artista. _ Desejo pintar a coisa mais bela do mundo. Não poderá dizer-me qual seja?

_ É muito simples - disse o padre.

_ Você a encontrará em qualquer igreja ou crença. A coisa mais bela do mundo é a Fé.

O artista continuou a caminhar. Daí a algum tempo encontrou-se com uma jovem noiva e perguntou-lhe qual era a coisa mais bela do mundo.

_ É o Amor - respondeu a moça. _ O Amor transforma a pobreza em riqueza, suaviza as lágrimas e transforma as pequenas coisas em portentos. Sem ele, não existe a beleza.

O artista prosseguiu a procurar. Como um veterano de guerra passasse tropegamente pelo seu caminho, o pintor fez-lhe a mesma pergunta. E o velho soldado respondeu:

_ A coisa mais bela do mundo é a Paz. E a mais feia é a guerra. Onde existe a Paz, existe igualmente a beleza.

"Fé, Amor e Paz". Como poderei pintá-los? - perguntou a si mesmo o artista. E, abanando tristemente a cabeça, voltou-se desanimado para casa.

Mas ao transpor o seu limiar ele encontrou a coisa mais bela do mundo. No olhar de seus filhos, viu a Fé. No sorriso da esposa brilhava o Amor. E ali, no seu lar, havia a Paz a que se referia o soldado.

Destarte, o artista conseguiu pintar a "Coisa Mais Bela do Mundo". E, ao terminar seu trabalho, denominou-o LAR. (W. O. Goodwin - Transcrito)

Nenhum comentário: