sábado, 19 de abril de 2008

Auto-estima


Pesquisas recentes vêm demonstrando que auto-estima dos brasileiros, em sua maioria, anda baixa em relação a outros países e este é um problema que precisamos corrigir. Gostaria de dizer uma coisa a você: não permita que os temores determinem seus atos, uma boa opinião sobre si mesmo é essencial para se ter uma boa qualidade de vida e ser feliz.

Tal como formamos a base de nossa auto-imagem é que passamos a valorizar a nós próprios e as pessoas à nossa volta. É através deste ângulo que observaremos o mundo e a partir desse modo de vista é que se baseiam nossas ações. Sendo assim, quanto mais nos amamos e respeitamos, mais amor e consideração dedicamos a todos, todos os bons sentimentos de paz, entusiasmo e alegria que acalentamos em nosso coração automaticamente se estendem para todas aqueles que convivem conosco. Sendo assim, ao nos amarmos estamos contribuindo para haja mais amor e bondade em nosso planeta.

Alguém certa vez fez a seguinte prece: “Ó Pai Celestial, auxilia-me a possuir uma excelente opinião a meu respeito”. Esta deve ser a prece de todas as pessoas, não com o objetivo de se ter uma personalidade vaidosa e arrogante, mas sim ter uma auto-estima digna, que é a fé em seu valor pessoal, valor perante Deus e a Humanidade. A auto-estima é o item fundamental de nosso progresso e de nossa plenitude pessoal.

A verdadeira auto-estima não tem relação com a futilidade, mas sim é ligada ao respeito próprio, à bondade e à honestidade, ela surge da harmonia e da força interior de cada um de nós. É ela que mantém todos os dispositivos de autodefesa ativados e em bom funcionamento, funcionando como um grande estímulo à preservação de nossa saúde física e mental.

Nenhum comentário: