sábado, 19 de abril de 2008

Convivência


Viver até que é fácil. É o que faz a maioria, a seu jeito e modo. O difícil é saber conviver com as demais criaturas humanas sem as importunar, sem lhes impor o nosso modo de pensar ou a nossa maneira de agir, sem as prejudicar com nosso orgulho e com nosso egoísmo, nesta mania que não raro temos de nos supormos o centro do universo.

Pois bem, para facilitar o relacionamento humano, no lar, na via pública, no escritório, na oficina, no templo, no clube, na caserna, enfim, no contexto da vida social, houve quem relacionasse 10 itens que me vieram ao conhecimento por estes dias e eu passo para o leitor amigo com imenso prazer. Ei-los, os 10 mandamentos das "relações humanas":

I- Fale com as pessoas. Não há nada tão agradável e animador quanto uma palavra de saudação. É muito importante para nós uma palavra amiga.

2- Sorria para as pessoas. Lembre-se que acionamos 72 músculos para franzir a testa e apenas 14 para sorrir. Então, pelo menos por uma questão de economia - sorria.

3- Chame as pessoas pelo nome. A música mais suave para muitos é ouvir o seu próprio nome.

4- Seja amigo e prestativo. Se você quiser ter amigos, seja você um amigo leal.

5- Seja cordial. Fale e aja com sinceridade. Tudo quanto você fizer, faça-o com todo o prazer.

6- Interesse-se sinceramente pelos outros. Lembre-se de que você sabe o que sabe, mas você não sabe o que os outros sabem.

7- Seja generoso em elogiar e muito cauteloso em criticar. Os líderes elogiam, sabem encorajar, dar confiança, elevando os outros.

8- Saiba considerar os sentimentos alheios. Existem três lados numa controvérsia: o seu lado, o lado do outro e o lado de quem está certo e às vezes, este alguém positivamente não é você.

9- Preocupe-se, sem exageros, com a opinião dos outros, não porque não tenhamos a nossa vontade, porém às vezes estamos laborando em engano. Não seria prudente, então, aproveitar das observações sensatas do outro?

10- Procure apresentar um excelente serviço, ainda que seja uma tarefa em nossa opinião inexpressiva. Aquilo que realmente vale em nossa vida é aquilo que fazemos para os outros. Logo..."

(Celso Martins)

Nenhum comentário: