domingo, 20 de abril de 2008

TENTE OUTRA VEZ


Por vezes nos questionamos: como encarar as grandes alterações que se apresentam em nossas vidas? Como agir em uma nova situação, onde tudo aquilo que já estávamos habituados a realizar precisar ser aprendido novamente? Como vencer, respeitando nossos elevados ideais?

O extraordinário é que muitas pessoas desenvolvem os melhores talentos e habilidades justamente após passarem por situações difíceis: os valores morais, a capacidade de liderar, a habilidade de desenvolver acordos benéficos, as grandes amizades, a competência de estabelecer novos métodos de ação baseados nas experiências adquiridas ao longo do tempo, o conhecimento do enorme potencial que existe no trabalho em equipe.

Todas essas e outras qualidades surgem ou se aprimoram quando o momento exige e quando sabemos que há uma meta grandiosa a ser conquistada. Nem sempre é simples deixar de lado as antigas práticas e hábitos. Pode ser necessário ajustar-se aos novos recursos disponíveis, ou utilizar estratégias às quais ainda não conhecíamos bem. Mas todo vencedor reconhece que negativismo e timidez só atrapalham nesta etapa.

Ainda que os desafios surjam de várias direções; com habilidade, coragem e entusiasmo podemos obter ótimos resultados. A união de firmeza de caráter e sabedoria, juntamente com o equilíbrio entre nossos sentimentos e racionalidade é um processo essencial para se obter a realização de nossos sonhos.

É uma experiência maravilhosa atingir a realização de um propósito, tendo a certeza de que cumpriu sua missão. Ouvir o próprio nome com alegria, a alegria de quem reconheceu nas dificuldades a ocasião de progredir, e tendo a felicidade de ter conseguido superar as adversidades, ser vitorioso e continuar sendo fiel às suas qualidades essenciais.


O Presidente que soube perseverar

“O caminho foi difícil e escorregadio. Um de meus pés escorregou, empurrando o outro para fora da estrada, mas eu me levantei e disse para mim mesmo: é apenas um deslize e não uma queda.” (Abraham Lincoln)

Certamente, um grandioso exemplo de perseverança é o de Abraham Lincoln. Se você busca conhecer pessoas que souberam persistir na busca de seu sonho e alcançaram a vitória em suas vidas, aqui você verá alguém com este perfil.

Tendo nascido na pobreza e necessidade, Lincoln enfrentou o fracasso ao longo de muito tempo. Foi derrotado em oito eleições, teve dois negócios falidos e sofreu uma crise nervosa.

Foi tentado a desanimar em muitos momentos de sua vida, mas soube perseverar e, por ter acreditado na realização de seus ideais, se tornou um dos mais importantes presidentes na história dos Estados Unidos da América.

Lincoln foi um vitorioso e nunca desistiu. Aqui se encontram alguns fatos ocorridos com ele até chegar à Presidência:

1816 – Sua família foi obrigada a deixar sua casa. Lincoln teve que trabalhar para sustentá-la;

1818 – Acontece o falecimento de sua mãe;

1831 – Faliu em seus negócios;

1832 – Disputou o cargo de Deputado Estadual e perdeu. Perdeu também o seu emprego. Tentou ingressar na escola de Direito, mas não foi aceito;

1833 – Fez um empréstimo com um amigo para montar um negócio e depois de um ano esse empreendimento fracassou. Por dezessete longos anos teve que pagar essa dívida;

1834 – Candidatou-se, pela segunda vez, a Deputado Estadual e venceu a eleição;

1835 – Estando noivo, houve o falecimento de sua noiva, fato que o deixou muito abalado;

1836 – Sofreu um colapso nervoso e permaneceu de cama por seis meses;

1838 – Tendo sido indicado para a função de porta-voz da Câmara Estadual, foi derrotado;

1840 – Tendo sido indicado para o Colégio Eleitoral, foi derrotado;

1843 – Vindo a candidatar-se para o Congresso, obteve novo fracasso;

1846 – Voltou a lançar sua candidatura ao Congresso e, desta vez, venceu as eleições. Se dirigiu à Washington e realizou um eficiente mandato;

1848 – Candidatou-se à reeleição para o Congresso e perdeu;

1849 – Tendo sido indicado para o Cartório de Registro de Imóveis em seu Estado, foi recusada a sua participação;

1854 – Candidatando-se ao Senado Americano, foi derrotado;

1856 – Solicita a indicação para a Vice Presidência na convenção nacional de seu partido, obtendo menos de cem votos;

1858 – Candidatou-se novamente ao cargo de Senador, obtendo nova derrota;

1860 – Foi eleito Presidente dos Estados Unidos.

Nenhum comentário: