domingo, 20 de abril de 2008

O poder de um sorriso


Quando você sorri, você está dizendo às pessoas: “A sua presença alegre o meu dia! Eu estou muito feliz em te ver novamente! Você é uma pessoa muito especial para mim! Estar neste local me traz um grande bem-estar!”.

É também por esta razão que ficamos tão felizes ao vermos um bebê ou uma criancinha. A pureza e autenticidade de seus sorrisos faz com que tenham um enorme efeito naqueles que os recebem.

Há uma tendência cada vez maior entre os diretores de recursos humanos, em empresas de todo o mundo, em preferir contratar novos funcionários que possuam um sorriso leal e simpático, do que pessoas com grandioso nível de conhecimento mas que sejam mal-humoradas e sisudas.

O sorriso tem poderosos efeitos, mesmo nas ocasiões em que não há como percebê-lo através do olhar. As empresas de telemarketing, por exemplo, instruem seus funcionários a sorrirem quando estiverem ao telefone, porque o sorriso é percebido pelos clientes através da entonação da voz dos atendentes.

Um dos maiores empresários a nível mundial afirmou que, pelo que tem presenciado, as pessoas dificilmente alcançam o progresso em alguma atividade a menos que tenham alegria em realizá-la.

Este industrial, que é tido como referência em sua área de atuação, não acredita muito no antigo ensinamento de que apenas o trabalho duro é que traz a realização de nossas metas. Ele afirmou: “Tive a oportunidade de observar várias pessoas que obtiveram o sucesso em sua área de trabalho porque se divertiam e se alegravam pra valer gerenciando suas empresas ou comércios. Depois de algum tempo, notei que esses mesmos empresários tornaram-se diferentes, quando a atividade que era realizada de forma prazerosa passou a ser encarada como um serviço cansativo e enfadonho. Seus negócios foram perdendo o brilho e o seu valor. Estes homens deixaram de sentir alegria no exercício de suas funções e, por isso, fracassaram”.

É preciso cultivar o entusiasmo e simpatia ao se relacionar com as pessoas, para que elas também se sintam felizes com a sua companhia. Ofereça sempre um sorriso àqueles que convivem com você! As pessoas que mais necessitam de um sorriso fraterno são aquelas que não possuem um para dar. Seja gentil e prestativo em todos os momentos e notará que a paz permanecerá sempre contigo.


O semblante alegre fortalece a saúde

Segundo estudos científicos realizados por uma Universidade da América do Norte, o sorriso promove uma dilatação de nossas artérias, o que proporciona uma melhor circulação do sangue no organismo. Os estudiosos descobriram que o efeito de assistir a um filme divertido e com mensagens positivas é semelhante a uma sessão de ginástica. Ver filmes violentos e de conteúdo negativo, no entanto, faz com que a pessoa apresente os mesmos sintomas que estão presentes nos instantes de irritação e ódio, porque as cenas de violência levam a uma tensão e sobrecarga cerebral, fazendo com que o corpo fique tenso e haja um estreitamento momentâneo dos vasos sanguíneos.

Pesquisas realizadas no Instituto Garvan (em Sidney – Austrália) comprovaram que ao se passar por situações irritantes, estressantes ou que causem aflição e angústia, o sistema nervoso libera grandes quantidades do neuropepitídeo Y (NPY), o qual, ao ser posto em circulação no sangue, prejudica a função das células do sistema imunológico que são responsáveis por eliminar as causas de doenças no organismo.

Há milênios, vários grupos de sábios têm conhecimento dos benefícios promovidos pelo sorriso e o colocam em prática. Há vestígios e relatos de que Hipócrates, que é considerado o “pai” da Medicina, já no século 4 antes de Cristo colocava em prática a técnica de restauração da saúde de seus pacientes por meio do sorriso, utilizando para isso de entretenimentos divertidos e jogos que estimulavam a alegria e o bom ânimo. Também na China, há mais de quatro milênios atrás, existiam locais considerados sagrados no qual muitos freqüentavam com o objetivo de sorrirem, com o propósito de alcançarem uma maior saúde e vigor físico e mental; igualmente na Índia havia locais especiais onde se cultivava o riso.

Realmente viver de forma tensa e nervosa não é nada bom. Quando nos encontramos irritados ou aflitos, todos os músculos da face passam a ficar rígidos e se contraem, causando o surgimento de rugas e causando um envelhecimento precoce de nossa pele, enquanto que um generoso sorriso rejuvenesce a pele, tornando-a mais viçosa, bela e saudável.

Para que estes e outros bons resultados do sorriso possam se fazer presentes em sua vida, é preciso que ele se torne um hábito, uma prática freqüente em seu dia-a-dia. Outro ganho muito significativo que você obterá ao praticá-lo é que o sorriso faz com que as taxas hormonais sejam ajustadas e regularizadas eficientemente, inclusive, o hormônio que está relacionado à sensação de satisfação e alegria, também prolongando a juventude e vigor físico, e fortalecendo as defesas naturais do corpo, o que promove a saúde e evita doenças.

As pessoas que possuem a tendência de encarar tudo pelo lado negativo têm maior probabilidade de desenvolverem estados depressivos e a apresentarem doenças psicossomáticas. Além do fato de que, por estarem sempre com pensamentos negativos, este fato prejudica muito a realização de seus projetos de vida, já que o amor e a confiança em si mesmas ficam abalados.

Sendo assim, pratique uma maneira de viver mais feliz, mais harmoniosa. Tenha uma alimentação saudável e balanceada, respeite o seu corpo, pois ele é a sua verdadeira moradia. Veja aquilo que realmente é importante para a sua vida e cultive isso no seu cotidiano, deixando de se afligir por coisas sem real valor. Faça com que a sua vida seja mais alegre!

Para começar bem o seu dia, busque já ao se levantar expressar um grande sorriso, proferindo palavras e pensamentos de gratidão pela benção de viver e ter um novo dia, uma nova oportunidade. Isso fará com que sua mente grave esta boa impressão, colaborando muito para que seu dia seja verdadeiramente maravilhoso.

Concedendo a você o privilégio de sorrir, mesmo nos instantes de dor e sofrimento, você está colocando em ação energias salutares e superiores, as quais informam ao seu organismo que o seu cérebro está bem, está em paz. Este fato leva você a ter uma grande harmonia corporal e mental, e ao atingir este bem-estar você descobrirá o caminho para se resolver grande parte das dificuldades que possam estar lhe preocupando. Então, sorria!

Escolha ser feliz

Levante-se sempre com um bom sorriso, este dia é mais uma sublime ocasião para se cultivar o que é belo, bom e valioso. É o tempo de ser feliz. Seja o seu maior incentivador, acredite em seu potencial e valorize o seu dia, pois ele é único; nenhum dia é igual ao outro.

Lembre-se de tudo de bom que você conquistou em sua existência: cada vitória, cada vício superado, cada vez que você conseguiu começar novamente no bem, cada situação alegre e motivante que você já vivenciou. A partir do momento em que você se conscientiza de sua grande importância, você passa a ter a capacidade de seguir cumprindo suas boas missões de forma valorosa, confiante, alegre e vencedora!

Estabeleça meta para cada novo dia, e se dedique a cumpri-las de forma tranqüila e alegre. Tenha calma e persista nos bons procedimentos, assim é certo que o futuro e o presente lhe trarão bons resultados.

É tão simples sorrir! Tudo se torna mais radiante e belo quando há um sorriso em nossa face. Ao se levantar de manhã, cumprimente seus familiares com um alegre sorriso e verá que o seu dia será mais contente, mais animador. Ao chegar em seu trabalho, saúde os colegas com entusiasmo e de forma sorridente, assim você estará garantindo um ótimo dia de atividades para você e seus companheiros de serviço, porque todos ficarão contentes em te rever e dirigirão energias positivas em seu benefício.

Sorrir é sempre excelente para quem o pratica e maravilhoso também para aquele que o recebe, porque tem a sublime capacidade de tornar nossa vida mais suave, mais fácil de ser vivida.

Se não temos o costume de curtir a vida com um agradável sorriso em nossos lábios, comecemos agora mesmo a desenvolver essa sublime ação, e notaremos que mesmo que as circunstâncias ao nosso redor permaneçam as mesmas, nós estaremos mais fortalecidos interiormente e mais fácil será a vitória.

Você sabia que o semblante sisudo, ou seja, a “cara fechada”, como se diz, faz com que o corpo tenha um esforço e desgaste muito maior do que quando sorrimos? Este fato ocorre porque, ao sorrir, usamos menos músculos, tendo um consumo muito menor de energia física. Desta forma, até por uma questão de economia, é muito melhor sorrir!

Nenhum comentário: