domingo, 20 de abril de 2008

As duas rãs


Uma das virtudes que mais nos fortalecem e enobrecem é a arte do recomeço, de tentar novamente sempre que seja preciso. A esperança e o otimismo iluminam todas as situações, incentivam as boas obras, estimulam a formação de um caráter alegre e bem disposto, sendo a base da paz e harmonia.

Em uma manhã, quando caminhava em bela rua chinesa, o grande sábio Chiang foi chamado por um jovem rapaz, que era filho de um empresário milionário da região. Esse jovem sofreu um grande desgosto em sua vida, que lhe tirou todo o entusiasmo e prazer de viver. Até mesmo as mais belas músicas e a beleza da natureza lhe pareciam um insulto ao seu sofrimento.

Chiang olhou, com grandioso amor e bondade, aquele rapaz e lhe contou esta passagem:

“Haviam duas rãs: uma era confiante, perseverante e otimista; a outra era negativa e pessimista. Em certa ocasião, as duas vieram a cair em uma grande tigela com nata de leite. A pessimista logo se entregou ao desespero e à aflição. Caiu em prato e começou a berrar: “Ai que medo! Alguém tenha pena de mim! Não há solução para este problema! Vou afundar! Ai, que me afundo! Ai, ai, ai! Oh céus, oh vida, oh azar!...”, e realmente veio a se afogar.

A rã otimista, embora se compadecendo da morte de sua amiga, manteve a determinação e a vontade de alcançar a vitória, lutando corajosamente para vencer aquele problema. Sua fé em si mesma lhe aumentava o entusiasmo e a certeza do sucesso, aumentando as suas forças. Ela dizia com confiança e coragem: “Hei de vencer! Tudo de bom há de me acontecer! Todos os dias, sob todos os pontos de vista, vou cada vez melhor!” Ela estava sempre em ação ordenada e positiva no bem; não ficou parada aguardando que a solução viesse de graça e nem se deixou levar pelo desespero. Nadava com energia e constância, de uma parte para a outra, mexendo sempre suas patas. Foi quando esta rã otimista percebeu que a situação já estava se tornando muito melhor.

O que teria acontecido?

Alguém talvez pensasse se tratar de um fato sobrenatural, mas a questão é que não houve nada fora das Leis da Natureza. Tanto a rã se debateu para preservar a sua vida, que a nata foi se condensando e transformou-se em manteiga. Então, a rã pôde firmar suas patas na superfície firme e consistente da manteiga e pulou para fora da tigela, salvando sua vida. Embora estivesse cansada, estava muito contente, feliz, e com uma elevada auto-estima pela vitória alcançada.”

Concluindo essa estória, o sábio dirigiu-se ao jovem, com os olhos brilhantes e uma alegria sincera e contagiante:

- Entendeste, meu amigo? Esse exemplo da rã otimista mostra que sempre é mais útil tomar uma boa atitude do que ficar parado ou se desesperar nos momentos dolorosos. A aflição e a revolta nada trazem de bom, só dificultam as coisas. É nos períodos difíceis da existência que mostramos nosso valor.

Imagine que você também se encontra em uma tigela de nata. Reflita, medite na melhor solução para o problema que te aflige e comece a trabalhar no sentido de resolver esta situação. Mantenha sempre o bom humor e a esperança, buscando inspiração na oração e bons pensamentos antes de tomar qualquer decisão.

Dê o melhor de si para venceres o problema pelo qual você está passando e notarás, depois, que é muito melhor viver na luz do otimismos do que afundar-se no lodo do pessimismo. Eu também lhe auxiliarei a vencer essa situação.

E aquele jovem, com uma paz e bem-estar que há muito tempo não sentia, mostrava um novo ânimo em seu coração. Respirou fundo, e num gesto de grande agradecimento, beijou as mãos daquele generoso e bom homem.

Deste dia em diante, ele se tornou uma das pessoas mais confiantes e prósperas daquela região.

Tente de novo

Mesmo que tudo tenha acontecido de forma diferente do que você esperava, não pense que sua atividade tenha sido inútil.

O Universo conspira a nosso favor. Então, com certeza, tudo irá melhorar; sorria, levante-se e comece outra vez!

Até mesmo os erros e falhas são lições que nos levarão a adquirir a experiência e sabedoria. O importante é saber aprender com nossos erros e com os erros daqueles que estão à nossa volta, evitando, desta forma, a reincidência nestas falhas. O fracasso é uma oportunidade de tentar de novo, desta vez de forma mais sábia, determinada e vitoriosa.

Após a tempestade surge a bonança e, embora debilitado pelos esforços despendidos, não pense estar derrotado.

Não perca tempo com tristezas e queixas, erga-se e siga na benção da vida outra vez. Medite sempre em seus mais nobres sonhos e projetos e eles haverão de se realizar!

Recolha os ensinamentos e experiência que os momentos difíceis da vida trazem, empreenda sempre a sagrada busca de sua iluminação e aperfeiçoamento, se empenhando em tudo o que há de santo e feliz. Então, um dia você dirá com a alegria sublime dos vencedores: “Louvado seja Deus por eu ter tido a coragem de tentar outra vez!”

Você é o resultado de seus pensamentos, de seus conhecimentos e tudo aquilo a que você dedica seu tempo, energia e recursos de que dispõe. E melhorando a si mesmo, você está contribuindo na melhoria de todo o Universo, já que somos parte desta infinita família universal.

Chegou o momento de recomeçar, de pensar em tudo o que há de luminoso e bom, de voltar a sentir alegria nas coisas simples outra vez.

Uma viagem, um novo curso, aprender a usar o computador, aulas de música ou qualquer outra coisas que te faça sentir de bem consigo próprio e com o mundo ao seu redor.

Veja quantas opções, quantas coisas lindas, agradáveis e edificantes há para se fazer neste mundo gigantesco!

Se você está se sentido só, note quantas pessoas à sua volta aguardando apenas uma palavra ou um sorriso seu para se aproximarem de você.

Tentar de novo. Hoje é um excelente dia para iniciar novas atividades, um novo esporte, um trabalho voluntário, quanta coisa esperando por você. Até onde você deseja chegar? Tenha sonhos e projetos grandiosos e edificantes, espere sempre o melhor, queira coisas positivas e benéficas para o seu viver. Mantendo estes bons pensamentos, você estará atraindo o que deseja para a sua vida. Aquele que espera o melhor e trabalha confiante que obterá o melhor, sempre obterá da vida aquilo que há de mais digno, nobre e valoroso.

Hoje é o dia de sua limpeza mental, jogue fora tudo aquilo que te prendia à tristeza, ao desânimo e ao fracasso. A partir de agora, você é uma nova pessoa, muito mais forte, que sabe o que quer e como agir para atingir os bons objetivos. Você irá vencendo e para vencer!

Nenhum comentário: