domingo, 20 de abril de 2008

Os mecanismos da prece


A oração nos dá a força para superarmos e sermos vitoriosos nos obstáculos da existência, menos difíceis nos parecendo essas provas.

Ela é sempre valorosa, quando é feita com respeito e sinceridade, pois torna mais forte aquele que a pratica, o que traz muitos efeitos positivos, tal como no exemplo abaixo:

Uma pessoa se encontra sozinha em um imenso deserto e não sabe como encontrar o caminho de volta para sua casa. Ele está com uma imensa sede e fome, sentindo que as suas forças já estão se esgotando, até que ele cai ao chão de tanto cansaço e desânimo. Então este homem faz uma sincera e comovida prece ao Pai Celestial, rogando que o ajude a vencer aquela situação tão difícil na qual está envolvido, salvando-o da morte e permitindo que pudesse voltar para a sua casa. Então, poderíamos pensar que um anjo viesse levá-lo para junto de sua família, ou então que a água e comida caíssem do céu, mas a sua oração é atendida de outra forma.

Ele recebe a inspiração e uma forte vontade de seguir em uma direção diferente daquela em que estava seguindo e sente que está mais forte e animado do que antes, seguindo determinado na direção sugerida. Até que, depois de algum tempo, vê uma pequenina quantidade de água a qual ele foi seguindo até que encontrou um grandioso oásis. Neste local ele pôde saciar a sua fome e sede com as tâmaras e a água fresca e abundante deste belo lugar.

Se ele for uma pessoa que realmente crê em Deus e na sua sublime proteção, ele dirá: “Louvado seja Deus, pela perfeita sugestão que me ofereceu e por ter aumentado minhas energias, possibilitando que eu chegasse a este local”. Caso ele não tenha uma fé verdadeira e sincera, ele diria: “Como sou inteligente e forte! E que sorte tive de escolher justamente o caminho certo! Se não fosse pela minha coragem e determinação, estaria perdido!”.

Da maneira como Deus ajudou a este rapaz, de forma sutil e anônima, Ele o está ajudando a ajudar-se a si mesmo, a utilizar os seus próprios meios, o que faz com que o rapaz também tenha o mérito de vencer a dificuldade, o que não ocorreria se a solução caísse milagrosamente do Céu. É como diz este provérbio: “Faze a tua parte e Eu farei a minha”, quer dizer, quando fazemos o melhor ao nosso alcance, podermos ficar convictos de que o melhor acontecerá. Pois a parte da solução que cabe a Deus, esta sempre é corretamente atendida.

Outro caso que ilustra bem a eficácia da prece e os meios pelos quais ela pode ser atendida é esta narrativa:

“Havia um homem que era bastante religioso e acreditava firmemente em Deus e em Jesus, seu nome era Jorge. Ele também era uma pessoa de excelente coração, generoso e justo. Mas apesar de suas virtudes, ele tinha um problema: era muito teimoso e, quando decidia algo, ninguém conseguia fazê-lo mudar de idéia.

Certo dia, Jorge, que era alpinista e gostava muito de viajar pelo mundo, estava realizando um passeio em certa região do Pólo Norte. Foi quando começou uma grande tempestade de neve. Ele, então, refugiando-se em uma caverna, pôs-se a orar de todo o seu coração para que Deus pudesse auxiliá-lo naquela questão. Então, teve uma forte intuição na qual teve a certeza de que Deus iria lhe trazer a solução, retirando-o daquele lugar que estava prestes a ser totalmente coberto pela neve.

Algum tempo depois de ter orado, veio um esquimó ao seu encontro, lhe oferecendo ajuda para sair daquele perigoso local. Mas Jorge respondeu convicto: “Muito obrigado, meu amigo, mas não preciso de ajuda. Tenho certeza de que Jesus virá para tirar-me desta situação.” Embora penalizado pela situação de Jorge, o esquimó não teve outra escolha a não ser sair do local.

A neve continuava a cair e a ameaça de uma avalanche aumentava cada vez mais. Foi quando um homem montado em um trenó, o qual era puxado por um grupo de cães adestrados, também veio ao seu encontro oferecendo sua ajuda. Mais uma vez, Jorge, embora agradecido, recusou-a dizendo que o Auxílio Celestial seria faria presente dentro de pouco tempo.

A situação já estava dramática, pois a entrada da caverna já começando a ser bloqueada pelo gelo. Mais uma vez, porém, outra pessoa veio em seu auxílio usando um veículo adaptado àquele ambiente gelado. De novo, Jorge, embora com respeito pela pessoa que tentava ajudá-lo, afirmou a este que a Providência Divina já estava trazendo a solução para o seu caso e que ele poderia ir em paz pois em instantes estaria tudo resolvido.

Agora, o gelo já era tanto que a entrada da caverna já estava quase que totalmente coberta pelo gelo, apenas restando uma minúscula abertura. Mas era possível a Jorge sair por este pequeno buraco, se o quisesse.

Foi quando um helicóptero da guarda local, acionado por alguém que viu o grande perigo pelo qual passava aquele jovem moço, chegou até o local. Embora triste por pensar que seu pedido não tinha sido atendido, Jorge aceitou a ajuda do bondoso guardião, indo com ele para um local mais seguro. Depois de recuperar suas forças e chegar ao seu lar, este rapaz ora a Deus pedindo encarecidamente que o esclarecesse sobre o motivo pelo qual o Mestre não teria vindo em seu socorro. Pensava consigo mesmo: “Fui salvo da morte por boas pessoas que se interessaram por mim, é verdade. E fico muito feliz com isso, mas porque razão Jesus não teria vindo em pessoa para me retirar daquele local, como eu havia imaginado?” Pensando dessa forma, Jorge adormeceu e sonhou.

E, durante o sonho, Jorge se viu frente a frente com o Mestre Divino. Comovido e imensamente feliz pelo encontro com aquele que mais amava, este rapaz pergunta ao Cristo:

- Senhor, tu sabes o quanto te amo e o quanto respeito os teus exemplos e palavras sagradas. Mas por qual tu não me auxiliaste no momento em que mais precisei?

Com infinito carinho e bondade, o Mestre lhe respondeu:

- Meu imenso amor por ti e todas as pessoas não me permitiria abandoná-lo. Estive, em todo o tempo a lhe ajudar. Lembras-te do esquimó que foi ao teu encontro? Fui eu quem o enviou a ti, igualmente

“Meu amado filho! Eu te amo e nunca te abandonaria nas horas da tua prova e do teu sofrimento.Já por quatro vezes, hoje, a Providência Divina enviou-te o apoio necessário: o esquimó, o homem com o trenó, o rapaz com o veículo do gelo e o guardião no helicóptero. Todas essas são sublimes dádivas de Deus para a sua vida, todas elas se constituem em visitas de meu coração em teu auxílio.”

Com o coração pleno de alegria e contentamento, Jorge acordou sentindo uma alegria e uma sensação agradabilíssima que nunca houvera sentido antes em sua vida. E, dali em diante, nunca mais se esqueceu daquela celeste lição.

Como se percebe, Deus sempre nos oferece, quando nos dirigimos a Ele com fé e respeito, a força, a serenidade, a sabedoria e a aceitação necessárias para se resolver os problemas que possam se apresentar em nossas vidas.

Além disso, pela prece nos são oferecidos os meios de nos libertarmos destas dificuldades. Estes meios, habitualmente, se manifestam a nós de forma bastante natural e espontânea; tão natural, aliás, que pensamos tratar-se do acaso ou de uma coincidência do destino. Isso é muito importante pois estimula as pessoas a desenvolverem suas próprias habilidades e virtudes, deixando a elas o mérito das ações que tomarem.

É assim que a resposta a uma prece pode surgir através de um bom livro, uma música com letras positivas, o conselho de um amigo, um bom sonho, uma mensagem que chegue às nossas mãos contendo boas informações, uma visita inesperada que chega onde estamos e nos impede de ir a um lugar onde ocorreria um acidente. Enfim, são inúmeras as formas de que a Sabedoria Divina se utiliza para nos ofertar aquilo que precisamos e merecemos.

Desta forma, a oração em algumas ocasiões não soluciona, de forma instantânea, as dificuldades do dia-a-dia, mas aperfeiçoa o nosso interior, para que venhamos a resolver ou sublimar estes obstáculos. A oração verdadeira fortalece a vigilância e se mostra como um alto fator de resistência moral, estimulando nossa permanência na vivência do amor, da sabedoria e das virtudes cristãs.

Sempre que alguém cultiva sublime luz da oração, fios celestiais de harmonia e esperança unem esse alguém à Glória e Amor Divinos. A prece é um ato maravilhoso, que tem a capacidade de assimilar energias superiores e salutares que muito nos auxiliam em nossa melhoria pessoal e no progresso em direção a um glorioso e belo porvir.

Aquele que ora, está concentrando energias poderosas a seu favor e em benefício daqueles pelos quais venha a interceder durante a prece. Através do nobre ato de orar, abrimos as comportas de nossa alma, emitindo pensamentos de elevado valor moral e energético juntamente com os nossos bons sentimentos, os quais são encaminhados pela força de nossa vontade em direção a Deus. E, do Alto, vem a resposta em forma de benção, boas inspirações e tudo o que há de bom, sagrado e justo.

A oração, desta maneira, é uma demonstração valorosa de bondade, fé e confiança. Ela muda para melhor a nossa forma de ser, atuando como um acesso direto ao Auxílio Celeste em nosso benefício e, igualmente, funciona como uma forma de prevenção que dificulta nossa reincidência nas falhas e erros. O hábito de orar promove a nossa aproximação com o poder supremo de Deus, que é todo Amor e Bondade, o qual dirige nossos passos em direção ao progresso e ao aprimoramento de nossas possibilidades, favorecendo a criação de um novo trajeto para um caminhar harmonioso e correto rumo à alegria e à paz reais e duradouras.

Praticar a oração é essencialmente, unir nossos bons pensamentos e emoções, gerando um manancial de energias com grandioso poder, as quais trazem incalculáveis benefícios para aquele que a cultiva.

O intuito de Cristo ao nos incentivar a praticá-la foi o de nos fazer integrantes ativos da comunhão celeste, nos tornando aptos a utilizar nossas forças mentais para entrarmos em contato de uma forma sublime com o Poder de Deus, que é a fonte da harmonia, do amor e do bem.

Em verdade, até mesmo o pensamento é um modo de orar, já que ao pensarmos estamos emitindo ondas de poderoso magnetismo, que sensibilizam outras mentes que se encontrem na mesma faixa de sentimentos e aspirações.

Desta maneira criam-se simpatias, afinidades e compromissos, estalecendo-se ações e acontecimentos em nosso destino, o que produz grandes efeitos. Considerando que todas as pessoas têm o dom do pensamento contínuo, os anseios, idéias e vontade de cada ser humano exercem a função de preces constantes e poderosas, que se dirigem a todos que se encontrem na mesma faixa de interesses e afinidades.

Considerada desta forma, a prece, longe de se constituir em uma ação isolada e praticada apenas por alguns poucos indivíduos, é uma prática universal, realizada em todos os instantes, força grandiosa de ligação que leva à união daqueles que se assemelham entre si, e que gera acontecimentos importantes em nossa vida.

Percebemos, assim, a importância dos bons pensamentos, sabendo que as palavras proferidas durante a oração precisam estar unidas aos nossos bons pensamentos a fim de que os seus resultados sejam verdadeiros e positivos em nossa vida.

Façamos de nossa vida uma constante oração, uma homenagem ao Pai Celeste que tanto nos ama e nos quer bem, através de nossos bons pensamentos, palavras e ações de cada dia, pois é justamente pela nossa ação constante no bem que alcançaremos a união sublime com o propósito de Deus para o nosso viver.

É importantíssimo que nos dediquemos, em todos os momentos de nossas vidas, à prece do trabalho, da bondade e do devotamento ao há de mais puro e nobre, no santuário de nossas vidas, porque o Mestre Jesus coroará de êxito os nossos atos de esforço sincero.

Deus, em seu infinito e perfeito Amor e Poder, nos proverá de tudo que é benéfico, útil e dignificante para o nosso aperfeiçoamento espiritual, e para nosso aprimoramento nas virtudes santificantes da bondade e sabedoria.

Nenhum comentário: