domingo, 20 de abril de 2008

A importância do auto-conhecimento no desenvolvimento da auto-estima


É preciso descobrir dentro de nós as qualidades e potenciais, desenvolvê-las e colocá-las em prática, e a base que norteia esse processo de desenvolvimento e evolução individual está na ilustre frase inscrita no portal do templo de Delfos, na Grécia antiga: “Conhece-te a ti mesmo”. A imensa maioria das pessoas não se aplicam a saber e muito menos compreender a origem de seus pensamentos, como são formadas as imagens cerebrais, qual a natureza de suas emoções, sentimentos e reações. Mas sem nos aprofundarmos no estudo sobre nossa natureza e a origem do que somos, como viver a plenitude do que somos?

Agora que vimos a importância do auto-conhecimento, surge uma pergunta: Qual é o melhor meio de se chegar ao auto-conhecimento?

Um método simples e eficiente é o seguinte: antes de se deitar, faça um exame de consciência, fazendo uma análise de suas ações no decorrer do dia e se pergunte se não faltou com algum dever, se alguém possui motivos de queixas contra sua pessoa, se fizestes alguma coisa que você condena nos outros, se praticastes algo que não ousarias confessar em público. Assim nós passamos a nos conhecer e perceber em quais pontos precisamos aprimorar-nos mais. Meditai sobre o que porventura tenha feito contra Deus, depois contra o próximo e por fim contra você mesmo. As respostas serão motivo de repouso e alegria para sua consciência ou indicarão um problema que deve ser curado.

Desta forma, o autoconhecimento é a chave de nosso aperfeiçoamento individual. Mas como julgar nossas próprias ações? O pessoa violenta pensa estar apenas defendendo a sua honra, o avaro pensa estar sendo apenas econômico e previdente. Embora isso aconteça, há um meio que é de grande validade: quando indecisos a respeito do valor de algum de nossos atos, vejamos qual é a forma que o interpretamos quando este mesmo ato é praticado por outra pessoa. Se é uma prática que criticamos nos outros, ela igualmente é reprovável em nós. Igualmente faça um balanço de todas as boas ações que fizeste durante o dia, as pessoas que você auxiliou com um sorriso, um aperto de mão, uma prece, um gesto de caridade e gentileza. Recorde-se de suas vitórias sobre os problemas, das boas leituras que você cultivou, das novas lições de vida aprendidas durante o decorrer do dia. Se você puder dizer que o seu dia foi bem aproveitado, pode dormir em paz. Se não foi tão bem proveitoso, então busque o apoio na prece e na certeza de que o novo dia que virá será bem melhor e mais produtivo no bem. Neste último caso, no dia seguinte nos caberá a missão de nos superarmos naqueles pontos que precisam ser fortalecidos e aperfeiçoados.

A cada vício superado, a cada virtude desenvolvida e aprimorada, a cada boa ação que você pratica, a cada bom pensamento, a cada boa palavra, a cada sorriso que você oferece para alguém, enfim; a cada ato nobre e digno que você praticar, mais a sua auto-estima se desenvolverá e fortalecerá, aumentando mais e mais a sua alegria de viver e a sua contribuição positiva na sociedade.

Nenhum comentário: