domingo, 20 de abril de 2008

Os vinte passos para uma carreira de sucesso


Tenha em mente que possuir um grande entusiasmo, mas sem ação de sua parte, só trará perda de tempo. Muita dedicação, investimentos constantes em seu aperfeiçoamento pessoal e profissional, e um alto conhecimento de si mesmo: estes são os principais itens na formação de uma vida profissional bem sucedida. Passe a fazer parte desde agora do grupo de pessoas vitoriosas, daqueles que conhecem a si mesmos, se amam e sabem aproveitar as boas chances e ensinamentos que a vida oferece. Aqui se encontram vinte passos para que isso aconteça de uma maneira prática e eficiente.

1 – PRESERVE A SUA HONESTIDADE

A mídia nos mostra, todos os dias, os exemplos de pessoas que fazem qualquer coisa para conquistarem o que desejam, incluindo revelar dados confidenciais da empresa em que trabalham para outras concorrentes, ou agir de forma desonesta e desleal na busca de promoções profissionais e lucros fáceis. Essa forma de ação é extremamente negativa e prejudicial, sendo que a atitude do mercado perante esse procedimento é bastante dura e intolerante. Aquele que se rende às atitudes desonestas e condenáveis vê as boas oportunidades se afastando de sua vida e presencia também o afastamento das pessoas dignas e que verdadeiramente se interessam pela sua felicidade. Honre o bom conceito que você possui perante as outras pessoas e mantenha a sua dignidade e integridade em todos os momentos de sua vida.

2 – APRENDA A VALORIZAR E GOSTAR DE SI MESMO

Um passo vital para se tornar uma pessoa vitoriosa é se ver de uma forma positiva e otimista, se tornando o seu melhor amigo. Busque fazer o que você sabe que é justo e que te faça feliz e realizado, tanto no ambiente profissional quanto em sua vida pessoal.

Agindo desta forma você será uma pessoa mais alegre e confiante, sabendo lidar melhor com algum desânimo que às vezes surja. Persista na realização de seus sonhos e bons objetivos. Para isso, busque a motivação nas pequenas vitórias que você alcance. Não importa que, inicialmente, as vitórias pareçam sem grande importância, pois elas são as preparações para os grandes êxitos.

3 – ESTABELEÇA METAS E DEDIQUE-SE A CUMPRÍ-LAS

Veja quais são os resultados que você deseja alcançar em sua vida, depois disso, anote o que é preciso fazer para se alcançar estes objetivos. Agora, é a hora de colocar mãos à obra, empregando sua determinação, coragem, conhecimentos, simpatia e força de vontade na realização de seus sonhos.

4 – VENÇA O COMODISMO

Se você já está há um bom tempo com o mesmo salário e sem perspectivas de melhora, ou está até mesmo desempregado, e se acostumou com esta situação, fique atento: na visão do mercado de trabalho, você pode ser tido como alguém sem iniciativa e que não busca melhorar sua vida. Procure formas dignas de se promover, faça um comparativo entre sua forma de agir e a maneira como agem seus colegas que alcançaram uma posição mais elevada. Essa prática lhe proporcionará dados que serão importantes para o seu progresso profissional.

5 – DEDIQUE-SE À MELHORIA DE SUA CARREIRA

Sabedoria e cultura são investimentos, são patrimônios valiosos daquele que se dedicou a desenvolvê-las em sua vida. Dedique-se a aprender bem o português e também novas línguas – em um mercado globalizado como o que vivemos, isto é importantíssimo. Busque novos cursos profissionalizantes, curse uma faculdade na área em que você tem mais afinidade e não pare por aí: faça mestrados, pós-graduações, especialize-se em sua área de atuação, participe de congressos, seminários e todos os eventos de sua área. Não aguarde que seu patrão preocupe-se em solucionar suas necessidades e adivinhe o que você busca alcançar. Entre em ação, faça por merecer e prove o seu valor. Depois disto, converse com seu empregador e demonstre a ele as vantagens que este investimento em profissionalização proporcionará à própria empresa e aos funcionários. Invista em sua própria melhoria e, se for preciso, custeie esses investimentos. Mas tenha calma, não faça dívidas. Aja de acordo com suas atuais possibilidades e objetivos. Avalie tudo com equilíbrio e inteligência.

6 – PRATIQUE SEMPRE AS BOAS LEITURAS

Em um mundo cada vez mais desenvolvido nas áreas do conhecimento e da tecnologia, estar por dentro do que ocorre em nossa sociedade é fundamental. Dominar com segurança assuntos variados e também conhecimentos técnicos de sua especialidade profissional influencia de forma muito positiva a sua imagem no mundo dos negócios.

7 – ANALISE O MERCADO

É necessário desenvolver uma visão mais ampla da realidade ao seu redor para que você possa perceber a direção em que o seu ramo de atuação tende a se expandir mais, e uma boa dica para se notar este aspecto é observar o que está ocorrendo com seu ramo em outros lugares do mundo.

É bastante freqüente deparar-se com pessoas insatisfeitas e desiludidas diante de um mercado abarrotado de profissionais, que precisam lutar enormemente para fazerem a diferença, sendo que já poderiam estar realizadas economicamente. Para evitar problemas como este, busque conciliar as tendências e potenciais da área que pretende atuar com os seus talentos e objetivos a fim de que o seu trabalho lhe ofereça realização pessoal, juntamente com o êxito e prosperidade.

8 – APRENDA A VENDER SUA IMAGEM

Um eficiente marketing pessoal atrai muitas oportunidades positivas para a sua vida. É necessário que você demonstre com convicção o valor do que você já realizou e do está realizando no momento em benefício de si próprio e do mercado de trabalho, principalmente. No entanto, fique atento a fim de não se mostrar uma pessoa orgulhosa e exibida. Seja sucinto e discreto ao exaltar seus valores, qualidades e realizações. Uma das melhores formas de mostrar o seu valor pessoal é através de seus bons exemplos diários, de suas próprias realizações.

9 – CULTIVE SEMPRE AS BOAS AMIZADES

Se você não deseja ser tido como alguém que só age por interesse, daqueles que só se lembram das pessoas quando se encontram em dificuldades, cultive o relacionamento com as pessoas. Familiares, colegas de serviço, amigos, vizinhos, as pessoas que freqüentam a mesma religião que você, enfim, todos os seus conhecidos – são justamente eles que lhe trarão novas dicas, oportunidades de trabalho e boas referências sobre a sua pessoa.

10 - REUNA-SE AO TIME DOS VENCEDORES

Há, basicamente, três grupos de pessoas:

- as que realizam e fazem as boas coisas acontecerem;

- as que dão as ordens; e

- os que apenas perdem o seu tempo maldizendo ou cobiçando a posição e atitudes de outras pessoas.

Se você se encontra nesse último grupo, saia daí rápido. Seja aquela pessoa que melhora e aperfeiçoa o ambiente à sua volta, seja participativo, generoso e dedicado. Siga em frente, aprendendo mais e censurando menos. Seja prestativo e busque sempre o crescimento de si mesmo e da empresa ou organização em que você atua.

11 - ENCARE DE FRENTE OS NOVOS DESAFIOS

Ao se defrontar com uma missão que pede maior responsabilidade ou um cargo mais alto, muitas pessoas tendem à se esquivar, evitando algo que não estão acostumadas. Por isso, é muito importante a confiança em si mesmo. Se foi confiada a você esta missão, é porque acreditam em você e sabem que você possui as qualidades necessárias para este trabalho. O mesmo princípio é válido para se entregar a uma arrancada, a uma melhoria profissional: aproveite as boas chances que a vida lhe oferece e demonstre a sua competência.

12 - SIGA OS BONS EXEMPLOS DAS PESSOAS VITORIOSAS

Deve ser evitado o grupo daqueles que passam o tempo falando mal dos outros, assim como a turma dos que têm inveja e despeito em relação ao progresso dos outros e vivem reclamando das pessoas bem sucedidas. Aproveite as boas lições e exemplos transmitidos por aqueles que possuem uma atividade vitoriosa e eficiente, e coloque essas boas lições em prática no seu cotidiano. Pense e aja de forma grandiosa e nobre, assim você obterá sempre bons resultados.

13 - MANTENHA SUA ATENÇÃO NOS BONS RESULTADOS A SEREM ALCANÇADOS E NÃO NOS OBSTÁCULOS

Nos momentos de crises e dificuldades, fixe sua atenção na realização de suas metas e deixe de gastar inutilmente o seu tempo se lamentando e tentando justificar as suas falhas e quedas no caminho. Até porque as falhas e momentos difíceis estão presentes na vidas das pessoas em muitas e muitas ocasiões.

Reclamar e afligir-se é uma maneira de perder tempo, dinheiro e novas oportunidades.

14 - CULTIVE SEMPRE O ENTUSIASMO E ANIME TAMBÉM OS SEUS COLEGAS

A pessoa que busca estar sempre de alto astral, que cultiva o sorriso e transmite bom ânimo aos outros é alguém que é querido e estimado pelos que estão à sua volta. O seu entusiasmo fará um grande bem a si mesmo e a toda sua equipe, a qual passa a produzir mais e melhor.

15 - SEJA UMA PESSOA COMPETITIVA E ACREDITE EM SUA VITÓRIA PROFISSIONAL

Os trabalhadores que se mantêm desatualizados e não se encontram em sintonia com o mercado terminam por ter a sua carreira dependente da permanência no trabalho em que se encontram: se a empresa falir ou forem despedidos, se sentem perdidos e sem rumo. As pessoas de sucesso atuam bem em qualquer local e não pensam que seu progresso dependa apenas de uma certa empresa ou cargo.

Mantenha os bons contatos profissionais, tenha sempre opções alternativas e busque sempre o seu auto-aperfeiçoamento. Assim você será bem sucedido em qualquer equipe que você atuar. Os conhecimentos e habilidades que você adquirir serão sempre úteis em qualquer situação, em qualquer lugar que você atue. Essa tática aumenta muito a sua autonomia e independência.

16 - CONHEÇA A SI MESMO

Os profissionais que aproveitam bem as chances de sucesso que a vida lhes oferece são aqueles que se conhecem, acreditam em sua própria capacidade e sabem aceitar e vencer os novos desafios com coragem e determinação. Se você nota que precisa se aplicar mais neste sentido, é a hora de parar um pouco e refletir a respeito do que sua empresa e clientes esperam de você e, principalmente, o que você quer construir em sua vida. O conhecimento de si próprio é uma atividade que deve ser contínua, pois é um passo importante rumo à vitória em seu ramo de trabalho.

17 - ANÁLISE AS MUDANÇAS DE FORMA PRÁTICA E OBJETIVA

Caso você seja uma pessoa que demora muito para assumir um cargo mais alto e fica com receio de aceitar novas responsabilidades, sua melhoria profissional tende a ficar parada, estagnada. Aceite as conseqüências de suas escolhas, inclusive porque, se um dia for preciso que você mude de empresa, não há como se prever como seria o seu ajuste a este novo local de trabalho, por mais agradável que ele seja. É como em um sorteio: você só terá oportunidade de vencer se você apostar.

Em muitas ocasiões, é bastante compensativo até mesmo aceitar uma outra função que requer uma maior dedicação de tempo e trabalho, desde que ela represente uma boa melhoria salarial e que traga maiores perspectivas para o presente e para o futuro de sua carreira. Avalie qualquer mudança com sabedoria e, caso seja preciso, procure orientar-se com as pessoas que você tem confiança e que realmente desejam que você se torne um vencedor.

18 - ESTEJA SEMPRE PRONTO PARA REALIZAR NOVAS TAREFAS

A especialização profissional é fundamental, porém, para ser bem sucedido atualmente, o trabalhador precisa estar pronto para atuar em várias modalidades. Veja as várias formas de atuação como um meio de crescer profissionalmente e guarde expressões como: “isto eu não dou conta” ou “este trabalho eu não faço” para o momento que você possuir uma função mais elevada e tenha maior capacidade de negociação e escolha.

19 - APRENDA MAIS SOBRE O SEU LOCAL DE TRABALHO

Essa prática é muito importante para analisar com praticidade as suas chances de progresso e melhoria nesta empresa, tanto no presente quanto no futuro. Busque perceber quais foram os passos dados por seus colegas que conseguiram funções de maior destaque; veja o que a sua empresa procura e valoriza; observe qual é o público-alvo de sua firma. Isso será útil para que você veja qual a direção que você deve concentrar os seus esforços e buscar o seu progresso em sua atividade.

20 - PASSE A COMANDAR SUA PRÓPRIA CARREIRA

Aquele que deseja progredir não pode deixar o seu futuro nas mãos de outras pessoas. O segredo para se construir um grande êxito em seu trabalho é reunir em sua atividade: o que você gosta de fazer (realização pessoal), o que precisa alcançar (metas) e o que o mercado de trabalho tem de mais eficiente e moderno. Realizar bem esta estratégia trará muito mais oportunidades de vitória e maior alegria e satisfação em seu trabalho. Seja persistente nas boas e corretas atitudes e você se tornará um grande vencedor!

Planejamento, determinação e conquistas

Além de ser um tempo de festas e comemorações, o fim de um ano é o tempo próprio para se fazer uma avaliação.

Nenhum comentário: