domingo, 20 de abril de 2008

Renove sua vida para melhor


Ao longo de nossa existência nos acostumamos a cultivar objetivos que não são fundamentais: o apego às coisas materiais, a luta desenfreada pelo poder, fama, luxo e valores como estes ainda são muito buscados no mundo. Por este motivo, quero chamar-te para uma renovação em sua vida. Invista no aperfeiçoamento de si mesmo, vamos preservar a natureza pois nós todos dependemos dos bens naturais.

Esqueçamos a raiva, a inveja e a tristeza, pois elas não levam a lugar algum. Deixe fluir suas boas emoções, pois elas alimento para sua alma: o amor, a alegria, o bom humor e a caridade são os poderosos remédios à nossa disposição, são a verdadeira fonte da juventude.

Dedique tempo para formar boas amizades, transforme e aperfeiçoe aquelas relações que estavam meio desgastadas e reencontre os velhos e bons amigos.

Supere o desânimo, cultive a determinação e a ginástica das boas ações. Faça o bem sem contar para ninguém, seja aquela pessoa que resolve os problemas calmamente, sem ostentação.

Sorria mais, pratique os bons pensamentos, utilize a energia do amor e da generosidade, pois estas são as maiores forças que existem. Abrace mais, beije as pessoas que você ama, recorde o quanto você gosta destas pessoas e digo isto a elas. E com a mesma determinação, diga não ao preconceito, à intolerância e à violência.

Busque a saúde, inclusive em suas ações, oferecendo sempre bons exemplos. Crie seus filhos ensinando-os a serem cidadãos universais, incentivando-os a desenvolverem os valores do perdão, da caridade, da fé e da confiança em Deus e neles mesmos. Ajude-os a crescerem na cultura, sabedoria e na alegria de viver, assim você estará dando um grande passo em favor de um mundo melhor, pois as crianças são a base do amanhã, a certeza de um futuro mais feliz.

Cultive sempre o amor e o respeito a Deus, trabalhando por sua verdadeira felicidade e pela alegria de todos, agradecendo sempre pela dádiva da vida e por viver nesta maravilhosa escola que é o Planeta Terra.

Depende de nós

Por falar em tentar novamente, há uma pessoa que você iria gostar muito de conhecer: é Tomas. Ele estava sempre bem humorado e todos os dias tinha algo de bom e animador para dizer. Quando alguém lhe perguntava: “Como estão as coisas?” Ele dizia: “Está tudo ótimo e cada vez estará melhor!”.

Tomas começou sua vida de forma simples, veio de uma família carente e sem recursos, mas tinha a fé e convicção que as coisas haveriam de melhorar. Buscou no estudo e no trabalho a forma de subir na vida e realmente conseguiu este resultado se tornando, quando adulto, o dono de uma rede de pousadas bastante próspera na região em que vivia.

Todos os seus funcionários seguiam o seu exemplo de otimismo e a razão disso era a sua forma de ser. Com o seu entusiasmo e alegria, ele motiva e animava todos ao seu redor. Se algum funcionário estivesse triste ou aborrecido, Tomas já estava prontamente ao seu lado lhe mostrando como observar o aspecto positivo dos acontecimentos da vida.

Ver a sua forma feliz de viver a vida realmente deixava as pessoas admiradas e entusiasmadas. Então, certo dia, um grande amigo seu lhe procurou e disse: “Não posso acreditar! Como é que você consegue manter o otimismo em todo o tempo? Como isso é possível?” Então, ele respondeu: “É simples! Todos os dias, quando me levanto da cama, digo para mim: Tomas, você tem duas opções hoje: estar alegre e bem disposto ou triste e aborrecido. Eu opto por ficar feliz e bem humorado. Todas as vezes em que acontece algo triste, eu tenho a oportunidade de aprender uma nova lição de vida com este acontecimento ou me entregar à revolta e ao desespero. Eu escolho aprender a lição que o problema está me ensinando! Todas as vezes em que uma pessoa vem se queixar da vida comigo, eu tenho a opção de aceitar essas palavras negativas entristecendo o meu dia ou posso mostrar os aspectos felizes e benéficos da vida para esta pessoa. Eu então prefiro ensinar para essa pessoa o que existe de justo e maravilhoso na vida.

Então seu amigo lhe disse: “Tudo bem, mas as coisas não são tão simples assim!” Mas Tomas lhe falou: “Mas realmente é fácil. Nossa existência é feita de escolhas. Quando você observa bem uma situação usando o seu equilíbrio interior, o bom senso e deixa de lado as emoções negativas que poderiam exagerar os problemas dando-lhes um tamanho maior que o verdadeiro, então o que resta são alternativas, decisões a serem tomadas. Você é que tem o poder decisão, você decide como vai reagir diante dos problemas. Você é que controla como as outras pessoas irão influir em suas emoções. Você é que decide ficar alegre ou deprimido, tranqüilo ou irritado. Você é que determina como você quer levar a sua existência.”

Então, este rapaz passou a meditar sobre o que Tomas lhe falou e, depois de alguns anos, ele veio a montar também seu próprio negócio. Sempre os exemplos daquele bom homem o influenciavam positivamente em suas ações, fazendo com que ele sempre tomasse decisões sábias e coerentes, em vez de ficar apenas agindo por impulso e desordenadamente. Três anos depois, ele teve notícias de que Tomas tinha sido atropelado por um motorista embriagado, o qual fugiu do local do acidente, deixando-o sem socorro e à beira da morte. Por sorte, uma pessoa estava passando por ali naquele momento difícil e, vendo Tomas ferido, chamou a ambulância e ele foi socorrido. Depois de vários procedimentos cirúrgicos e um bom tempo se recuperando, Tomas teve alta do hospital, mas deveria permanecer por vários dias de repouso no seu lar.

Seu amigo fez-lhe uma visita nestes dias e lhe perguntou: “Como vai você, meu amigo?” Tomas disse: “Estou ótimo e cada vez estou melhor”. Passaram a conversar tranqüilamente e seu amigo lhe perguntou sobre o que Tomas pensou quando viu aquele automóvel vindo em sua direção.

“Tudo foi muito rápido, mas quando eu estava ferido, recordo-me que eu tinha duas alternativas: eu podia optar por viver ou podia optar por morrer. Eu optei por viver.”

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns por essas lindas mensagens que estão no seu blog!!!! Realmente são todas maravilhosas e alegram muito o nosso viver!