domingo, 20 de abril de 2008

O valor do trabalho no desenvolvimento pessoal


Todo aquele que não se dedica a alguma forma de trabalho, não se aperfeiçoa. O objetivo principal da atividade profissional que exercemos é o de tornar-nos mais fortes, desenvolvendo o grande potencial que cada um de nós possui, o qual aguarda nosso empenho no sentido de fazê-lo crescer e atuar em prol de nosso sucesso.

Nas pessoas que vêem o trabalho apenas como uma incômoda e triste obrigação, necessário somente para garantir o seu sustento no dia-a-dia, os benefícios que ele normalmente proporciona se tornam bastante reduzidos. Quanto mais a pessoa toma consciência do valor e importância de sua profissão, exercendo suas atividades com prazer e alegria de ser útil, mais esta pessoa progride rumo à sua realização e crescimento pessoal.

O pagamento que o serviço digno nos oferece é muito mais elevado que a remuneração que recebemos pelo nosso esforço. É por meio dele que desenvolvemos a auto-estima, a alegria de executar boas tarefas e ver o fruto desta atividade, cultivamos a disciplina e aprendemos a ser mais responsáveis.

E além destes, há muitos outros ganhos, tais como: há um considerável ganho de concentração e atenção, nos acostumamos a aceitar regras e limites, treina-se a organização e persistência, dentre muitos outros fatores positivos.

Bem-aventurado é todo aquele que possui a alegria de servir, de realizar com dedicação e entusiasmo a sua atividade no mundo. Todo serviço bem executado é de valoroso significado para aquele que o pratica.

Utilizando o trabalho na cura da depressão

Juntamente com o auxílio psicológico competente, todas as formas de trabalho digno exercem um grande papel no controle e na cura de estados depressivos. A pessoa com depressão pode iniciar por pequena atividades em sua própria residência, no quintal, no conserto de alguns pequenos utensílios ou mobílias danificadas e também em atividades de ajuda às pessoas mais carentes e instituições beneficentes.

O proveito destas iniciativas se mostram sempre muito positivos, embora alguns pacientes relutem, no início, em exercê-las com a alegação de ser muito difícil colocar esse plano em prática. Os efeitos naqueles que se aplicam a esta técnica são: uma maior alegria de viver; a vontade de voltar a sonhar e desenvolver novos planos e metas e uma diminuição da tensão e insegurança, adquirindo uma maior confiança em si mesmos. Logicamente, estes efeitos são gradativos e vão aumentando e se mantendo pouco a pouco, mas com excelentes resultados a médio e a longo prazo.

A partir do momento em que a pessoa começa a gostar mais de si mesma e a ter sonhos e metas positivas novamente, ela percebe as grandiosas possibilidades que se encontram ao seu alcance, as quais estavam apenas esperando que sua determinação e vontade fossem colocadas em ação.

Outro passo importante é que a pessoa busque desenvolver a sua crença em Deus, conscientizando-se de que a Bondade Divina está sempre a lhe auxiliar e envolver com a sua celeste proteção. Sempre que nos confiamos ao Pai Celestial, temos a certeza de estarmos seguros em sua fortaleza e bondade.

As músicas harmoniosas e edificantes, as boas leituras, a oração, as boas canções, bons pensamentos e cultivo do sorriso, aliados às práticas já citadas, são excelentes meios de se prevenir, tratar e curar os estados depressivos. As estatísticas comprovam os grandes benefícios trazidos por essas técnicas.

O trabalho se constitui em um dos mais elevados meios de aprimoramento das pessoas. O próprio Mestre Jesus afirmou, certa vez: “Meu Pai trabalha até agora e eu também trabalho” (João 5 : 17), confirmando o elevado valor do serviço na vida das pessoas.

A partir do momento em que a pessoa se entrega a um serviço honesto e dignificante, ela vence o marasmo e a inércia, deixando de lado a auto-piedade e o desânimo, passando a se abrir para uma vida nova, mais alegre e mais plena de possibilidades.

Já que falamos sobre a importância do trabalho em nossas vidas, nada melhor, então, do que sabermos a fórmula para sermos bem sucedidos em nossa atividade profissional, desenvolvendo uma carreira feliz e de sucesso. É sobre isso que estaremos comentando nos tópicos a seguir.

Nenhum comentário: