segunda-feira, 29 de março de 2010

Num Bar

Costumeiramente, há 10 anos, víamos o Chico, acompanhado por amigos, tomar café em bares da cidade e aí, como em qualquer lugar, onde vinha a encontrar-se, surgiam as mais educativas conversas com ele.

Relativamente ao caso, contou-nos a prezada amiga Francisco Martins de Oliveira, da cidade de Araxá:

- A primeira vez que me encontrei com o Chico foi aqui em minha terra. Eu ia por uma rua, quando, de repente, o avistei em companhia do Dr. Waldo Vieira. Felicíssima, dirigi-me ao encontro deles, abraçando-os afetuosamente, no que fui correspondida. Conversando com eles, seguíamos adiante, quando o Chico, segurando meu braço, procurou conduzir-me para um bar.

- Chica, vamos tomar um cafezinho...

Pensei então: “Mas logo num bar?! O ambiente ali deve ser péssimo.” E, na certeza de que poderia conduzi-lo a outro lugar, eu lhe redargüi:

- Chico, vamos pra minha casa. Fica perto daqui. Lá estaremos mais á vontade.

Mas bem –humorado, ele respondeu-me com sua cativante bondade:

- Chica, quando o espírita entra num bar, ele vira lar!...

E sabe você, Cezar, que ali observei, admirada, com que carinho e respeito ele tratou aqueles que nos atenderam? Para min, aquilo foi uma valiosa lição...

Com o Chico, aprendi que em todos os lugares a que formos, poderemos ver ali coisas de Deus.


Xavier, Francisco Cândido. Da Obra: “Além da Alma” Ditada pelo Espírito Emmanuel

Nenhum comentário: