segunda-feira, 29 de março de 2010

Carta de Ano Novo

Novo tempo no caminho!

Ano novo, vida nova

Na Terra, a escola bendita

Que nos ampara ou reforma!


João, recebi sua carta,

No entanto, convém saber:

Você faz tantas perguntas

Que não posso responder.


Você sabe: a disciplina

Muita prudência requer;

Agradeço o que me diga,

Falarei o que eu puder.


À grande festa do caso

Você pergunta se fui ...

Fui, sim! Estava comigo

O nosso irmão Pedro Rui.


Descemos para o local

Indicado para a festa:

Uma vila, parecendo

O coração da floresta.


A música se espraiava ...

Uma orquesta das melhores;

Entrei contente a dançar

Mas não faço pormenores.


Já sei que perguntará

Por que caí no fandango;

Procure as informações

Na carcaça de algum frango.


Você indaga se a mesa

Era farta, farta e boa,

Nada posso esclarecer,

Convém ouvir a leitoa.


Alguém se exibiu na festa

Com brilho mais destacado?

Dirija a sua consulta

Ao grande cabrito assado.


Havia ali, muita gente

De prestígio e de valor?

Muita gente amiga a simples,

Procurando paz e amor.


De quando a quando, os presentes

Entrelaçavam as mãos

Demonstrando que ali eram

Quais legítimos irmãos.


Bebidas? O que bebemos,

Pondo alegria na praça?

Vi um barril de quentão

De erva cidreira e cachaça.


Namorados eram muitos?

Desse assunto, tenho medo ...

Ouça você, com respeito,

Os cochichos do arvoredo.


Quanto ao mais, serve e confie,

Não sofra, nem se atordoe.

Vamos todos trabalhar
E que Deus nos abençoe.


Xavier, Francisco Cândido. Da obra: "Rapidinho" Ditada pelo Espírito Jair Presente.

Nenhum comentário: