quinta-feira, 25 de março de 2010

Êxito

Milhões de pessoas acreditam-se em ascensão ao brilho espetacular do êxito, quando apenas se enleiam a graves compromissos na sombra.

Lançam golpes calculados à economia do próximo, atraindo respeito e admiração no mundo bancário, organizando, porém, estranha retaguarda de pranto e maldição e entenebrecer-lhes a rota.

Erguem colunas de ouro fácil, das quais muitas vez se despenham nos tremedais do crime.

Arquitetam escândalos, enlameando vidas alheias, com o aplauso da multidão, porém semeiam espinhos de aflição para os próprios pés.

Aviltam consciências desprevenidas, barateadoras na feira dos sentimentos, para a escalada do poder, mas oneram-se em débitos escabrosos que as farão desvairar de arrependimento e de angústia nos tribunais da Justiça Divina.

Toda aquisição sem esforço é caminho para a derrota.

Não te coloques, assim, à margem da senda, suplicando orientação para teus passos, quando não ignoras que somente o dever retamente cumprido é degrau seguro para a verdadeira felicidade, nem peça triunfo legítimo aos interesses imediatistas que passam no mundo como certas flores do alvorecer.

Lembra-te de que as conquistas substanciais de existência procedem do coração ajustado ao duro trabalho do próprio burilamento para a Vida Superior e, ao invés de buscar o êxito na temporária fulguração das galerias terrestres, não olvides que a vitória real quase sempre te procura no semblante aparentemente agressivo das grandes dificuldades, enunciando exigências amargas ou vestida no pano singelo de um macacão.


Xavier, Chico. Da obra: Fé, paz e Amor. Ditado pelo espírito Emmanuel.

Nenhum comentário: