terça-feira, 23 de março de 2010

Dificuldades

De braços com a dificuldade, não te lamentes nem adotes desalento por reação. Desânimo e pessimismo são os antídotos da cura. Servem apenas para agravar o problema.

Diante de qualquer situação, da visita da dor ou de provas morais, não adiantam desculpas, nem transferir responsabilidades. Os males que nos alcançam têm raízes em nós mesmos. Cabe-nos, portanto, enfrentá-los e extirpá-los de nós pela cirurgia da mudança.

Quanto te vires sob o látego da incompreensão, vítima da deslealdade ou da perseguição gratuitas, não te deixes paralisar pela idéia da "autopiedade". Quanto mais te fazes vítima, de alvo indevido das perturbações externas, mais se avoluma a tua represa íntima de sofrimentos.

Nos exames do caminho a que todos somos chamados a testar nossas aquisições morais, comporta-te como aluno consciente dos deveres e desejoso de multiplicar os conhecimentos que o conduzirão ao êxito no curso em que foi matriculado. Persevera no aprendizado, de boa vontade, porque somente a lição dada comprova a aquisição do saber.

Em vez de te revoltares, ou te entregares ao desânimo, acusando e culpando as provas ou os que funcionam, à tua revelia, por examinadores dos teus valores espirituais e das tuas resistências morais, bendizes a oportunidade e te esforças para provares a ti mesmo que hoje já estás um pouco melhor do que eras ontem.

Não te maldigas da má sorte. Examina antes a boa sorte que tens desperdiçado e as oportunidades que tens jogado fora. Medita sobre o bem que tens negligenciado pelo excessivo amor-próprio e pela mania da "autopiedade".

Levanta-te e deixa que a vida te examine as aquisições reais, para aprenderes que as dificuldades são oportunidades de aprendizado a teu favor. Sem elas, não terias chegado onde estás! Agradece a Deus e prossegue fazendo todo o bem aos outros, que estarás fazendo-o a ti mesmo.

Que Jesus te abençoe,


Pereira, Wanderley. Ditado pelo Espírito Deocleciano

Nenhum comentário: